A manutenção de um negócio pode se tornar um verdadeiro desafio. Ainda mais se você não puder contar com as ferramentas certas para aumentar o lucro do seu food service. Se você atua no ramo, certamente já se preocupou com essa questão. Afinal, sabemos que excelentes projetos podem acabar em prejuízo se a gestão for incorreta.
É por isso que, acima de tudo, não importa se antes ou depois de dar os primeiros passos, uma boa estruturação da gestão é essencial. Feito isso, você inegavelmente estará pronto para gerir um negócio de sucesso.
Então separe papel e caneta para registrar suas ideias e descobrir como aumentar o lucro do seu estabelecimento!
Primeiro passo para aumentar o lucro: analise os seus dados
As novas tecnologias são poderosas aliadas de quem opera estabelecimentos comerciais, principalmente no ramo dos alimentos. Os serviços de delivery, por exemplo, cresceram exponencialmente nos últimos anos e não há qualquer sinal de retrocesso. Certamente você já percebeu que outro ponto que merece atenção é a velocidade de resposta, que precisa sempre ser a maior possível.
Assim, para dar respostas mais assertivas aos eventos que acontecem no seu estabelecimento, é preciso saber exatamente o que está acontecendo nele. Então não faça apenas o controle de estoque, faça uma análise detalhada de todos os processos.
Segundo passo: concentre os dados em um só lugar
Não adianta, armazenando os dados em tantos lugares diferentes, você com certeza vai deixar passar alguma coisa. E talvez nunca tenha pensado nisso, mas eventualmente corre o risco de perder ou errar pedidos justamente por esse motivo!
A melhor forma de facilitar a sua vida é ter um sistema de organização que permita unificar todos os dados e pedidos em um só lugar. Afinal, somando aplicativos de entrega, os seus canais próprios e o salão… É muito fácil perder o controle. Unificar em uma grande rede é a melhor forma de aproveitar ao máximo os seus dados.
TERCEIRO PASSO: tenha uma estratégia mais eficiente
Uma boa estratégia de dados pode alavancar o seu negócio! E para isso talvez você deva investir em aplicar as ferramentas certas para solucionar questões mais complexas, como a performance do cardápio, da equipe e da gestão.
Essa é uma forma de transformar os dados coletados em dicas valiosas. Por isso é importante que a clareza seja uma prioridade. Afinal, tempo é dinheiro!
Marcio Blak, ajudando o mercado de software para food, varejo & franquias a crescer.
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