Você já deve ter escutado falar em CMV, correto? O Custo da Mercadoria Vendida é um dos vilões ou heróis de qualquer operação de Varejo ou Food. E o melhor caminho para fazê-lo ser seu aliado é através da cotação de insumos.
É sabido que “dentro” do CMV existem alguns fatores a mais do que o simples custo, como desperdício, roubos, entre outros pormenores. Mas o principal fator impactante do CMV é realmente o custo do insumo.
Para um bom CMV, precisamos ter custos proporcionais ao preço de venda de cada produto em seus negócios. Nem sempre o menor preço é o melhor, pois dependemos da qualidade do produto. Mas, para chegarmos ao melhor preço para o seu negócio, não podemos sair comprando no primeiro fornecedor.
Insumos de alimentação em geral flutuam muito de preço no
curto espaço de tempo.
Alguns são balizados em dólar, outros dependem do clima ou tempo, quantas vezes você já não viu que o preço do tomate disparou por causa de uma chuva forte, ou o preço da farinha aumentou, porque o dólar subiu?
No seu armarinho ou na sua papelaria, também não é diferente! Produtos variam bastante de fornecedor para fornecedor.
E a grande sacada do varejo, continua sendo, comprar bem,
e vender bem!
Nas grandes cidades, existem diversos distribuidores, atacadistas e até fornecedores da indústria que vendem diretamente aos restaurantes. Diria que, além de diversos fornecedores, existem centenas, ou até milhares, de marcas, similares, de insumos que podem ser substituídas com o mesmo rendimento, apresentação, sabor e com custos melhores.
É neste momento que entra a cotação de compra.
Um gestor de restaurante, ou varejo, deve, semanalmente,
cotar seus insumos com seus fornecedores.
Vou deixar aqui algumas dicas para você:
Sim, é um processo que leva tempo, tem que ter disciplina.
Muitos fornecedores respondem atualmente por whatsapp, gerando um monte de informações que podem se perder. Fique atento!
Mas a “simples e velha” máxima do contato com o vendedor sempre vai te deixar próximo daquelas promoções relâmpago, que podem ser a salvação de um CMV que tenha “saído dos trilhos”.
Uma outra dica é: cuidado com fornecedores homologados
previamente.
Se sua rede de franquia exige que você somente compre com determinado fornecedor, tome cuidado. Não estou dizendo para você descumprir regras ou acordos com seu franqueador, mas é sempre bom comparar com o mercado, uma vez que você pode comprovar ao franqueador que existe condição melhor em um produto exatamente igual (similar) do que o “homologado”, dando uma margem melhor para o negócio. Vez por outra, franqueadores “levam um rebate” destes itens homologados e, obviamente, quem está pagando este rebate é você.
Tenho absoluta certeza que este processo, mesmo demorado, e muitas vezes manual, pode te ajudar a economizar bastante, existe toda uma ciência por trás de boas compras.
Não esqueça!
Quando seus produtos chegarem, confira a Nota Fiscal com o
produto físico!
Tem sempre uma margem de possíveis “desvios” nestes casos, mas isto é assunto para outro artigo!
Gaste este tempinho a mais, crie processos para isto, e certamente você verá seu CMV descer e seu LUCRO subir.
E se todo esse trabalho é custoso demais para você, conhecer uma alternativa é sempre uma excelente opção. O Spice Software foi desenvolvido para simplificar toda a rotina de gestão, inclusive com cotações e armazenamento de dados de forma automatizada. Você não precisará se preocupar com mais nada!
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Marcio Blak, um entusiasta de gestão, tech, varejo e food service.
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