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Contactless: o avanço do atendimento sem contato

A pandemia do Covid-19 acelerou diversos processos que já se desenrolavam no âmbito do consumo, principalmente com o aumento da demanda de relações contactless. Assim, o assunto de hoje não é uma consequência direta das mudanças que temos observado no mundo. Trata-se apenas de um caminho natural para o qual o mercado já vinha se preparando.

A agilidade passou a ser uma necessidade, assim como a redução de contato. Felizmente, é possível unir ambas em um só modelo: o contactless.

O que é Contactless?

É um modelo de relação com o consumidor baseado na ausência ou na redução ao mínimo de contato possível. Um conceito que se fortalece na presença de medidas sanitárias para controle da proliferação de doenças contagiosas, sem apresentar sinais de retorno.

Isso porque grandes empresas já vinham desenvolvendo serviços assim. As tecnologias de NFC, por exemplo, apenas corroboram esse argumento. Funcionando a partir de um campo de proximidade, o pagamento aproximação conquistou o coração dos brasileiros. Seja através de celulares, cartões ou relógios, essa modalidade de transação foi disruptiva e o mercado precisou se adaptar.

Como o Contactless influencia as relações?

Você já deve ter vivenciado uma situação bastante chata em que o estabelecimento precisou admitir não ter o troco necessário para o cliente. Com o avanço da relação contactless, essa realidade se torna ainda mais distante.

Cada vez mais difundida, a tecnologia NFC certamente merece sua atenção especial. O varejo em geral passou a se adaptar com as maquininhas de cartão mais modernas, bem como aceitando formas alternativas de pagamento, como o PIX, que pode ser realizado por meio de QR Code.

Como se adaptar a essa nova realidade?

A flexibilidade das relações de consumo sem contato proporciona um mundo de possibilidades. Para quem está apostando no delivery, a possibilidade de pagar sem contato já conta pontos significativos. Outra possibilidade interessante é o pix – uma alternativa excelente para captar aqueles clientes que esqueceram a carteira em casa.

Além disso, você também precisa adquirir uma maquininha mais moderna e que aceite o pagamento por aproximação. Essa tecnologia tem avançado significativamente e estar adequado a ela demonstra cuidado com o seu cliente, tornando o seu estabelecimento um lugar diferenciado.

Marcio Blak, ajudando as empresas de software de varejo, food & franquias a crescer.

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