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Cuidando do seu Caos Digital?

O processo de transformação digital chegou com força total no mundo dos negócios.

É, certamente, a expressão mais usada nestes últimos anos, e para o varejo e o food service, não foi diferente.

A digitalização tem como imagem, na maior parte do seu público, um desenho de que basta ligar o computador, e passar a fazer as tarefas através dele, que, num passe de mágica, seu negócio passou para era digital.

Bom, lamento dizer, não é bem assim.

A transformação digital deve passar por pilares importantes que costumo chamar dos “3 Ps”, que são: Processos, Pessoas e Programas.

Só vamos conseguir uma mudança eficiente se olharmos estes 3 pontos antes de darmos os próximos passos no mundo digital.

Vamos supor o caso de um restaurante que deseja entrar no mundo digital com sua área de compras. O cenário pré-digital passa por receber demandas por formulários em papel, ou mesmo por mensagem de aplicativo, no “grupo dos gerentes”, um estoque caótico, dificuldades de contagem e inventários, por costume.

Conhecendo os “3Ps”!

A primeira parte da nossa análise é o P dos Processos. Aqui, devemos mapear então todos os processos que vão ser ativados durante a jornada entre chegarem as mercadorias compradas em sua loja. Exemplo: líderes dos setores devem enviar as demandas de suas áreas para o comprador. Um outro processo seria o comprador organizar e unificar todas as demandas (requisições) para enviar aos fornecedores. Todos os “passos” até a mercadoria chegar na loja devem ser mapeados.

Passados os processos, entramos no P das Pessoas. Toda cultura de uma empresa está, em geral, nas atitudes das pessoas, sejam sócios, gestores ou colaboradores. Se sua equipe não está pré-disposta a mudanças, você precisará primeiro de muito treinamento para que possa dar tudo certo. Invista neste ponto, sem o comprometimento de todos, o fracasso será certo.

Por fim, chegamos ao P de Programas, ou seja, os softwares propriamente dito. Uma vez que temos os processos mapeados, sabemos exatamente o que os Programas deverão fazer para atender a jornada por completo. Na escolha dos softwares, você pode precisar de mais de um módulo, ou de produtos diferentes. A integração entre eles de forma eletrônica, sem intervenção humana, é ponto crucial.

Falando um pouco do setor de compras, um software que cuide de receber as requisições dos setores ou lojas, um módulo de cotação automatizado que agilize o contato com fornecedores, e organize seus valores recebidos de forma prática e clara, e um sistema de ordem de compras, que permite você ganhar escala. Que tal?

O P de processo e o P de pessoas estão muito relacionados, uma vez que a falta do processo pode incorrer em erro das pessoas. Mas, também, pessoas pouco comprometidas com o ambiente digital podem gerar falhas nos processos, de forma proposital. Por isso, a supervisão e checkpoints são fundamentais para que o processo fique “azeitado”.

Os Ps, de Processo e de Pessoas, que podem parecer algo não muito relevantes, é de fato o ponto crucial de toda a experiência digital do usuário.

Para atingir um nível de satisfação na transformação digital é muito importante que você esteja assessorado por um especialista que consiga auxiliá-lo em todos os pontos deste roteiro, para que você não tenha simplesmente a digitalização do caos.

Após mapear seus processos, solicite uma demonstração gratuita do Spice, o software de gestão completo para food service que irá resolver o seu “P” dos programas.

Marcio Blak, ajudo o mercado de Software de Food, Varejo & Franquias a crescer.

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