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7 Dicas para Evitar o Fracasso Financeiro do Seu Restaurante

Dirigir um restaurante é um desafio emocionante. Contudo, também pode ser uma tarefa extremamente difícil. Às vezes, mesmo os mais  promissores podem ter dificuldades financeiras. No entanto, com a estratégia certa e a dedicação adequada, é possível reverter essa situação e transformar um restaurante que tende ao fracasso financeiro em um sucesso retumbante.


Neste guia de gestão, vamos explorar os passos que um bom gestor pode seguir para tirar seu restaurante do prejuízo.

1. Avaliação profunda da situação atual, o começo de todo guia de gestão

O primeiro passo para a recuperação é, sem dúvida, realizar uma avaliação detalhada da situação atual do restaurante. Isso inclui analisar as finanças, identificar as causas dos problemas financeiros e entender o que não está funcionando, desde o menu até o atendimento ao cliente.

Você pode usar perguntas como:

  • Qual é a receita mensal média?
  • Qual é a margem de lucro atual?
  • Quais são os principais custos operacionais que afetam negativamente os resultados financeiros?
  • Quais os principais problemas que os clientes estão enfrentando?

2. Redesenho do Cardápio

O cardápio é uma das partes mais críticas de um restaurante. Caso esteja desatualizado ou com pratos de baixa qualidade, pode afastar os clientes. Logo, o gestor deve redesenhá-lo para incluir opções atraentes e saborosas, e ajustar os preços para refletir o valor oferecido.

Para entender o desempenho do menu, responda às seguintes perguntas:

  • Quais pratos são mais populares entre os clientes?
  • Quais pratos têm margens de lucro mais altas e mais baixas?
  • Há itens no menu que não estão vendendo bem ou que estão gerando prejuízo?
  • Qual é a eficiência operacional do restaurante?

3. Controle de Custos Rigoroso

  1. O controle de custos é essencial para a recuperação financeira. Isso envolve, por exemplo, renegociar contratos com fornecedores, reduzir o desperdício de alimentos, otimizar o estoque e gerenciar de perto as despesas operacionais. Cada centavo economizado contribui para a margem de lucro. 

Neste caso, use perguntas para descobrir a seguinte dúvida:

Para saber os custos de mão de obra:

  • Qual é a relação entre a folha de pagamento e as receitas?
  • Há picos de pessoal em horários de baixo movimento?
  • Existem oportunidades para melhorar a eficiência da equipe, como programação de turnos?
  • Como gerenciam a energia e a manutenção do restaurante?

Para saber os custos mensais de eletricidade, água e gás:

  • Existem medidas de eficiência energética em vigor, como a programação de equipamentos de cozinha e iluminação?
  • Como está o estado de conservação das instalações e equipamentos?
    Há despesas desnecessárias que podem ser eliminadas?
  • Existe um histórico de despesas que podem ser consideradas supérfluas?
  • São realizadas revisões periódicas para identificar oportunidades de economia?
  • Há contratos ou serviços que podem ser renegociados para obter melhores preços?

Para saber como estão as compras:

  • Há um sistema de controle de compras que evita a compra de suprimentos desnecessários?
  • As compras são feitas em volume, para obter descontos?
  • Existe uma gestão rigorosa de estoque de suprimentos não alimentares?

4. Treinamento da Equipe

Uma equipe bem treinada e motivada desempenha um papel fundamental no sucesso de um restaurante. Assim sendo, invista em capacitação para melhorar as habilidades e a atitude dos colaboradores. Estes devem estar alinhados para proporcionarem uma experiência excepcional aos clientes.

5. Todo guia de gestão deve incluir um marketing estratégico

Aumentar a visibilidade do restaurante é crucial. Para isso, atualize o site, aumente a atividade nas redes sociais e incentive avaliações positivas de seus serviços. Programas de fidelidade e promoções especiais podem atrair clientes de volta. 

  1. Gestão de Estoque Eficiente

Evitar desperdícios e gerenciar o estoque de forma eficiente é vital. O objetivo é priorizar o uso de alimentos perecíveis, cuja durabilidade é menor. A falta de organização desses itens pode impactar negativamente os lucros. 

Para controlar o estoque, responda às seguintes perguntas:

  • Com que frequência são verificados os níveis de estoque de alimentos perecíveis?
  • Há um sistema de rotatividade que garante que os produtos mais antigos sejam usados primeiro?
  • Como são identificados e descartados produtos vencidos ou de qualidade inferior?
  • Quais são os procedimentos para receber e armazenar produtos alimentícios?

Inspeção de alimentos recebidos

  • Existe um sistema de conferência de entregas? 
  • Quais são os procedimentos para etiquetar e datar itens no estoque?
  • Como está o controle de estoque não alimentar, como utensílios e equipamentos de cozinha?

Monitoramento dos itens não alimentares

  • Há um sistema para identificar quando é necessário substituir ou reparar utensílios e equipamentos?
  • Como está o controle de inventário para esses itens?
  • Existem políticas para reduzir o desperdício de alimentos?

Política de controle de sobras

  • Há estratégias para utilizar sobras em pratos especiais ou refeições do dia seguinte?
  • Existe treinamento para a equipe sobre como reduzir o desperdício durante a preparação dos alimentos?
  • Qual é a política de reabastecimento de estoque?

Reposição de estoque

  • Qual o controle para garantir a reposição de itens?
  • Quais as medidas para evitar estoques desnecessários e excessivos?

7. Experiência do Cliente Aprimorada: o objetivo principal de um guia de gestão

A satisfação do cliente é uma prioridade máxima. Portanto, crie um ambiente agradável, melhore o atendimento e busque feedback regular para fazer ajustes. Clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e recomendar o restaurante.

Para isso, use perguntas, como:

  • Qual é a taxa de retenção de clientes?
  • Quais são as principais reclamações ou críticas?
  • Qual é a média de classificação nas avaliações online?

É importante ressaltar que a recuperação de um negócio não acontece da noite para o dia. Para isso, é essencial monitorar continuamente o desempenho e estar disposto a fazer as  adaptações necessárias para a sua evolução. 

Responder a essas perguntas, com certeza, vai te ajudar a evitar o fracasso financeiro do seu restaurante. Embora não seja uma tarefa fácil, é possível reverter o quadro usando as estratégias corretas, que envolvem dedicação, ousadia e, claro, aquela ajuda da tecnologia para facilitar os processos.

Ao seguir os passos deste guia de gestão e manter um compromisso constante com a qualidade e a eficiência, é possível voltar a atrair clientes e gerar lucros consistentes. Lembre-se: a jornada pode ser longa, mas os resultados valerão a pena!

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua empresa a ter um melhor controle financeiro e de estoque.

Não perca tempo, venha alavancar o sucesso da sua empresa com a gente!


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Marcio Blak é diretor da consultoria Food&Franquias.

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