Blog

Programas de fidelidade: o futuro dos food services está na gamificação!

Seu restaurante tem incentivos para a recompra? Se, por um lado, programas de fidelidade parecem uma necessidade básica, ao mesmo tempo é difícil apontar um que seja diferente de todos os outros. Isso aponta para um futuro desafiador, no qual fidelizar a clientela vai exigir mais do que apenas milhagens e cupons. Afinal, estamos falando de um mundo cada vez mais gamificado.

A gamificação é uma técnica que usa elementos de jogos em situações que não são brincadeira. Por exemplo, a competição, a cooperação, a solução de desafios e, acima de tudo, as recompensas.

Quer saber mais sobre a nova “fase” dos programas de fidelidade? Continue a leitura!

Uma sociedade que joga y joga

Apptopia estima que, a nível global, as pessoas passaram 151 bilhões de horas jogando em 2020. São mais de 17 milhões de anos! Só para ilustrar, o tempo gasto dentro de aplicativos de food service foi de “apenas” 1,1 bilhões de horas, ou 13,62% do tempo dos games.

Há uma explicação óbvia para o tempo expressivo dedicado a games: a pandemia de covid-19 colocou o mundo em quarentena. Mas a diferença entre ele e o tempo dentro de aplicativos gastronômicos exige uma interpretação qualitativa dos números.

Alimentação pode ser um prazer, mas é principalmente uma necessidade. Jogos, por outro lado, são entretenimento. Assim sendo, é mais fácil passar horas engajado com um joguinho online do que pedindo um delivery. Dessa forma, fica o questionamento: onde a sua marca tem mais chance de se expor por mais tempo para, efetivamente, fidelizar?

Os programas de fidelidade não vão acabar, mas vão mudar

A Domino’s, com seu “Piece of the Pie Pursuit”, bem como o “StarLand” da rede Starbucks, são dois exemplos de ideias fora da caixa em programas de fidelidade. Gamificados, eles permitem diversão atrelada a benefícios reais, que incentivem a continuar jogando e passando de fase. E como essas recompensas são resgatadas? Exatamente: em pedidos!

Esqueça o que deu certo no passado. Essa fase já foi superada. Olhe para frente e, com criatividade, conquiste a clientela necessária para zerar este jogo.

Marcio Blak, ajudando o mercado de software para food, varejo & franquias a crescer.

Compartilhe:

2024 © Spice Software - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Um Agência