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QRCode: um possível caminho para o sucesso do food service

A redução da equipe de trabalho tem se tornado, entre outros, um dos grandes desafios e uma das maiores dores dos restaurantes atualmente.

Por um lado, uma falta de mão de obra engajada e qualificada, por outro, altos custos.

Neste cenário, a automação, como o QRCode, vem como uma das opções para rapidamente atender esta demanda, ajudando aos donos de bares e restaurantes a resolvê-la.

Mas como?

Grande parte dos empresários do setor de alimentação concorda que adotar tecnologia no seu dia a dia, seja operacional ou gerencial, ajudou e muito nestes últimos 2 anos. E não só por causa da pandemia, mas também por questões de rentabilidade final do seu empreendimento.

Trago aqui, neste artigo, alguns fatos sobre como a automação e os “QRCodes” podem ajudar seu negócio e a experiência de seu consumidor a ficarem cada vez melhores.

  • ● Você conhece os pedidos por QRCode?

    QRCodes já estão por aí há alguns anos, em várias indústrias, mas recentemente vieram parar em um lugar de destaque no setor de food service.

    Contemplando o chamado atendimento “sem contato”, principalmente no quesito cardápio, os quais são acessados pela câmera do seu smartphone.

  • ● Você sabia que existe uma diferença entre Pedido Online e QRCode?

    Pedido via QRCode, em geral, refere-se ao pedido feito localmente, dentro do estabelecimento, quando usado um dispositivo como seu smartphone para acessar um cardápio.

    Já os pedidos Online podem ou não ser uma extensão dos QRCodes. Ou seja, o próprio aplicativo acessado após ler o QRCode com seu smartphone, além do cardápio, permitiria que fosse feito o pedido por ali mesmo. Mas, também, referem-se aos pedidos feitos pelo site ou por app, em geral de delivery, fora do restaurante, para entrega ou retirada.

  • ● Você sabia que podemos usar os pedidos online para servir mais clientes?

    Mesmo com a redução da equipe, por redução de custos ou por falta de mão de obra qualificada, a tecnologia sempre foi uma aliada, como falamos no começo deste artigo.

    A experiência do consumidor em um restaurante automatizado traz benefícios não somente para o restaurante, mas também para o consumidor, que é atendido com muito mais presteza e acuracidade.

    Um restaurante que integra o atendimento com o seu sistema de ponto de venda, acelera vários pontos do processo de compra, evitando erros e desperdícios.

    Consumidores podem facilmente ter acesso aos cardápios e fazer seus pedidos diretamente aos garçons munidos de suas comandas eletrônicas, facilitando a tomada de pedidos, liberando os colaboradores para demais tarefas.

    Devemos lembrar as facilidades que um cardápio digital traz para a operação, como troca de preços, destaque para promoções de última hora, cardápios em várias línguas e até mesmo custos com produção dos cardápios impressos.

  • ● Deixando de lado taxas de terceiros, no quesito delivery

    Um dos pontos importantes de trabalhar com uma solução que possa ser chamada de “própria” é não ter que pagar altas taxas para os aplicativos de terceiros ou mesmo para os marketplaces – quando o ponto for alavancar seus pedidos.

    Com os sistemas de QRCodes integrados, o mesmo aplicativo que pode ser usado dentro da loja, o cliente pode utilizá-lo para fazer seus pedidos de delivery ou take-out.

  • ● Melhorando sempre a experiência do consumidor

    Muitos podem achar que os QRCodes nas mesas, ou diretamente o acesso do consumidor pelo aplicativo, pode trazer um distanciamento que faça o cliente se sentir menos acolhido.

    Toda tecnologia tem seu público e cada restaurante deve olhar para sua experiência como um todo.

    A função do garçom não deve ser vista como dispensável, pois estão ali para apoiar com informações detalhadas do serviço. O que o QRCode faz é, além de acelerar a jornada, ajudar quem gosta desta tecnologia.

    Com a tecnologia, sua equipe tem mais tempo para fazer ofertas e aumentar a venda, bem como garantir que a comida chegue perfeita à mesa e seja tudo muito surpreendente.

  • ● Pagamento sem contato, os QRCodes também estão envolvidos

    O pagamento também sempre foi um ponto de bastante atrito na jornada do cliente.

    Quantos não passaram horas esperando uma “maquininha” ou esperando o troco e acabaram saindo sem?

    O pagamento atrelado à operação digital é uma maneira de facilitar a vida do consumidor e acelerar o giro de mesa – ou da fila – para o restaurante.

Todos ganham.

Quando olhamos para o todo do processo de transformação digital, podemos garantir que a tecnologia está aqui para ficar, e também afirmamos que nem todo tipo de solução se adequa a todo tipo de estabelecimento.

Uma boa consultoria é sempre importante para que você não desperdice tempo e principalmente dinheiro. Evite este tipo de situação e faça a escolha certa.

Bons negócios!

Marcio Blak, ajudando as empresas de software de varejo, food & franquias a crescer.

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