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Restaurantes à la carte ‘invadidos’ pelo mobile

Os celulares e outros dispositivos móveis, como tablets, comumente conhecidos como mobile, ultrapassaram as fronteiras de categorias à medida que a COVID abriu o mundo para a adoção digital. Com isso, se deu um toque tecnológico no serviço de um segmento com foco em experiência. Mas eles estão melhorando a experiência do cliente em restaurantes à la carte?

As empresas por trás desses dispositivos alegam que eles permitem que os garçons entreguem as mesas 20% mais rapidamente, o que, por sua vez, aumenta a receita em 15-20%. Com a comida chegando ao cliente de três a cinco minutos mais rápido, há mais frescor e satisfação como resultado.

Vantagens para restaurantes à la carte

Como alguns dispositivos ficam na mesa, os clientes podem pagar a conta no seu próprio tempo. Quando os garçons carregam os dispositivos, eles podem ser acionados a qualquer momento pelos clientes ou pela cozinha.

De forma geral, isso alivia a carga dos garçons, que não precisam mais correr entre terminais para fazer pedidos, voltar à mesa e esperar que os clientes retirem seus cartões de crédito ou dinheiro. Alguns estudos sugerem que os garçons acabam visitando as mesas duas vezes, em vez de cinco.

Em muitos restaurantes, o horário de pico do almoço dura cerca de 60 a 90 minutos e inclui tempo para os clientes se sentarem, comerem e voltarem ao trabalho, enquanto os garçons vão de mesa em mesa e depois param em um terminal de ponto de venda para digitar seus pedidos.

A partir do momento em que o cliente diz o que quer comer, é um tempo morto, isso pode diminuir seu fluxo, principalmente se o pedido demorar a chegar na cozinha. Com isso, você não pode atender a tantos clientes.

Quando os restaurantes usam dispositivos portáteis ou móveis (com garçom), os clientes podem até pagar a conta sozinhos (ou o próprio garçom, sem necessidade de ir até o caixa físico), usando cartões de crédito, ou mesmo carteiras digitais. Além disso, podem facilmente ingressar em programas de fidelidade e permitir que vários clientes paguem suas contas separadamente ao mesmo tempo.

Mais tempo, mais vendas

O uso do mobile por restaurantes à la carte acaba com o que hoje ainda acontece, quando queremos “fugir da fila”. Clientes veem pessoas esperando e desistem porque demora muito, especialmente na hora do almoço, quando eles estão com pressa.

No fast-food, as marcas podem reduzir a equipe de caixas. Com drive-thrus, a equipe entra na pista, recebe os pedidos rapidamente e acelera o ritmo. É o que vemos hoje em dia em grandes redes, por aqui no Brasil, demonstrando agilidade e maior ganho.

E seu restaurante, já está na era mobile? Acesse nosso site e veja como colocar a melhor experiência digital em seu food service.

Boas vendas!

 

Marcio Blak é um entusiasta do mercado de food & gestão.

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