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Transformação digital: se é para fazer, faça bem feito

A transformação digital é um caminho essencial e sem volta. Além de simplificar processos, economizar com mão de obra e melhorar o atendimento, digitalizar o seu negócio é trazê-lo para tempos mais modernos. Certamente você pode imaginar os benefícios de tudo isso. Atendimento mais rápido e funcionários mais atentos ao salão são apenas alguns.

Porém, por outro lado, é importante que essa transformação digital seja total: daí a técnica dos três Ps. Já investiu no digital e ainda não sabe qual é o problema? Ou está querendo investir, mas ainda está inseguro? Leia esse material na íntegra para entender o que fazer e o que não fazer para alavancar as vendas do seu food service.

O início da transformação digital

Essa é a primeira solução que nos vêm à mente quando pensamos na necessidade de renovação. E não está errado: realmente é essencial acompanhar as novas tendências de consumo e de mercado. Contudo, não necessariamente é a primeira mudança que devemos fazer.

O início da transformação digital deve acontecer antes do digital. Como assim? Você pode perguntar. E a resposta é bastante simples: apenas passar tudo para o mundo digital pode simplesmente significar a digitalização do caos.

Como trazer a transformação digital?

Não basta instalar computadores e monitores no salão, é preciso – talvez antes de tudo – uma mudança comportamental. E é aí que entra a cultura da equipe que trabalha com você – dos fornecedores aos gerentes.

Por isso falamos dos três Ps: pessoas, processos e programas. É preciso, então, realinhar sua equipe e seus processos para só depois investir em programas inteligentes. Do contrário, fica difícil reconhecer se os entraves se dão por conta do sistema escolhido ou do próprio funcionamento interno.

E isso serve para qualquer restaurante?

Sim! Não importa se é uma grande rede de restaurantes ou um estabelecimento de bairro. E a razão não é muito complexa, afinal, mesmo que o gerenciamento da equipe não seja o grande calcanhar de Aquiles, mapear os dados das operações é uma estratégia bem lucrativa.

Imagine só: se os ingredientes mais caros do seu cardápio são usados em um dos pratos que menos saem, você pode comprar em menor quantidade, não é? Com o sistema certo, você vai ter uma projeção bastante precisa sobre essa questão. E se você possui poucos garçons no salão, pode ser útil ter um sistema que reduz o tempo de deslocamento deles para acompanhar os pedidos.

E como isso vai me ajudar?

Com os dados, você consegue entender melhor os problemas dos seus clientes e quais ofertas serão mais eficazes, por exemplo. Outra vantagem é acompanhar a eficácia da sua equipe: estão acontecendo muitos erros? Os pedidos estão demorando? Os colaboradores conhecem bem o cardápio?

São diversos detalhes que vão fazer total diferença no seu lucro! Assim, você reduz os achismos e aumenta a precisão, tanto do seu serviço quanto da sua estratégia.

Marcio Blak, ajudando as empresas de software de varejo, food & franquias a crescer.

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