O mercado do food service está de volta ao básico. Isso não significa, entretanto, que a experiência do cliente sofreu um retrocesso. Ao contrário: a tendência do momento é oferecer o “feijão com arroz bem temperado”. Com a essência do bom atendimento em cada detalhe, não é preciso complicar o simples.
Dessa forma, é possível promover familiaridade e personalidade, ao mesmo tempo em que as inovações se incorporam de forma menos aparente, mas muito mais eficiente.
A geração Z, de pessoas que nasceram entre 1995 e 2010, já está quase inteira inserida no mercado de consumo. Dados do Sebrae mostram que estas pessoas, no que diz respeito às finanças, se preocupam mais com dinheiro do que seus antecessores, os millenials. Além disso, os Z são 100% digitais, conscientes dos problemas ambientais e mais ligados à identidade. Como resultado, querem que o consumo reflita seus anseios e exigências, a valores que considerem justos.
Tudo isso reforça a necessidade da volta às origens do food service. Uma boa experiência, com atendimento ágil, muitas vezes graças a módulos de autoatendimento, touch screen e de fácil manuseio, tem apelo com esse público. Ao mesmo tempo, estabelecimentos com foco no delivery precisam oferecer uma interface intuitiva e segura, com entregas rápidas de alimentos que reflitam as expectativas criadas no meio digital.
Assim, será mais fácil fidelizar a base de clientes. Mas os próprios programas de fidelidade devem ser atraentes, com benefícios reais. Tudo alinhado ao que o público busca: em um mundo com tantas opções, simplicidade para identificar qual é a melhor delas.
Como dito anteriormente, questões de sustentabilidade e consciência social precisam atravessar a organização do seu negócio. Logo, além de pensar no meio ambiente, você precisa valorizar os colaboradores que fazem o dia a dia acontecer.
A chamada cultura do funcionário, que coloca o colaborador em posição de protagonismo, é essencial para garantir um ambiente de trabalho salubre e que preserve a saúde mental, especialmente em um ramo tão exigente como o da gastronomia.
Já a sustentabilidade, mais do que uma bandeira, é uma ferramenta importante para economizar recursos. Energia limpa, reciclagem e gerenciamento de resíduos podem fazer a diferença necessária para o balanço do mês ficar no azul.
Em uma época de volta às origens, o básico bem feito cativa e fideliza. Quer garantir controle total sobre todos os processos da sua gestão, para ter todo o tempo necessário para se dedicar a essas mudanças? Clique aqui e conheça os produtos do Spice!
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